Educamos Quando Aprendemos
Na educação, nas organizações empresariais ou escolares, buscamos o equilíbrio entre a flexibilidade (ligada ao conceito de liberdade) e a organização (hierarquia, limites, normas...). Com a flexibilidade procuramos adaptar-nos às diferenças individuais, respeitar os diversos ritmos de aprendizagem, integrar as diferenças locais e os contextos culturais. Com a organização, buscamos gerenciar as divergências, os tempos, os conteúdos, os custos, estabelecemos os parâmetros fundamentais. Avançaremos mais se soubermos adaptar os programas previstos às necessidades, criando conexões com o cotidiano, com o inesperado, se transformarmos a sala de aula em uma comunidade de investigação.
Educamos de verdade quando aprendemos com cada coisa, pessoa ou idéia que vemos, ouvimos, sentimos, tocamos, experienciamos, lemos, compartilhamos e sonhamos; quando aprendemos em todos os espaços em que vivemos na família, na escola, no trabalho, no lazer, etc. Educamos aprendendo a integrar em novas sínteses o real e o imaginário; o presente e o passado olhando para o futuro; ciência, arte e técnica; razão e emoção.
Portanto, devemos estar sempre prontos para aprender.
Obrigado. Deixe a sua opinião.
Att.
Prof. Ademar (Mazinho).
Nenhum comentário:
Postar um comentário